quinta-feira, novembro 22, 2007

O Surgimento do Mundo

Muitos se perguntam de onde vem o planeta no qual vivemos. E o que não faltam são teorias. A religião católica considera que o mundo surgiu em 7 dias de labuta divina. Os cientistas acreditam em uma explosão sem precedentes. Já minha vizinha jura que tudo começou numa mistura envolvendo uma xícara de açúcar, um pé de cabra e muita falta de sorte. Bom, vou tentar explicar melhor.

Todo segundo domingo de julho, acontece uma quermesse muito famosa em minha cidade. Algum santo, que fez algum milagre, que mereceu ganhar um dia com seu nome. O mesmo critério utilizado para dar nome às ruas ou aos jogos como caxeta, buraco ou badminton. O importante é que essa feirinha, realizada na praça em frente à igreja matriz, costuma reunir centenas de pessoas de toda região.

E tem de tudo. Barraquinhas de paçoca e algodão doce. Vendas de livros em fita cassete com narração do Cid Moreira e títulos como Harry Potter e a Arca de Noé ou Desvendando Jesus. Tudo para tornar essa festa especial às pessoas que vêm de longe para matar a saudade desse santo dos feriados.

Enquanto me divertia em uma roda de apostas furiosa, olhando uma roleta girar com pessoas gritando palavras de ordem empunhando notas de 1 e 2 reais, senti alguém puxando a manga de minha camiseta. Fiquei surpreso quando vi uma pequena senhora parada ao meu lado. Mais assustado ainda foi quando lembrei que estava de regata. Que situação estranha.

- Fiquei sabendo que o senhor está interessando no começo de tudo? – disse-me com uma voz rouca e sofrida.
- Desculpa – retruquei - no começo do que?
- Silêncio! Eu exijo respeito!
- Mas... foi a senhora que...
- Eu o que? Você quer o que? Quem é você? Tira a mão da minha coxa! Segurança tira o gordo de cima de mim!

Passaram se quase duas horas na delegacia até que o mal entendido fosse esclarecido. Quando perguntei ao delegado quem era a senhora escandalosa, ganhei uma resposta pouco convencional:

- Aquela senhora escandalosa, é minha mãe.

Quase 2 semanas depois, consegui sair da prisão graças a um hábeas corpus que troquei por dois maços de cigarro e uma noite de amor. Esse negócio de descobrir a origem das coisas estava ficando perigoso. Decidi que não pediria mais ajuda às pessoas. Fiz então a única coisa sensata que me veio à cabeça; fui procurar um poeta de rua.

Não é difícil encontrar esse tipo de mago das palavras. A receita é simples. Sente em uma mesa de bar. Peça uma cerveja e em seguida comece a filosofar sobre a vida. Despretensiosamente junte as palavras Camões e Calabresa Acebolada. O efeito é uma espécie de “Shazam”. E o super-herói das palavras aprisionadas em guardanapos aparece.

- Oh meu mestre. Posso contar em palavras o que vejo com o coração?

É impressionante ver essa espécie em ação. Ele se debruça sobre a mesa em busca de um copo sobressalente, enquanto deixa escapar por entre os lábios ressecados:

- Mestre, tem um gole pra adocicar as palavras?

Claro que não! E outra, desde quando cerveja é doce? Tirando cerveja de balada que vem com groselha, a minha nunca foi doce. E esse é o menor dos problemas. Quando não acha o copo ele ousa um passo a mais, e antes que alguém possa reagir, chamar a polícia ou o professor de boxe ele já está com a garrafa nas mãos.

Juro que nesse momento todos os sintomas do mundo me atacam. Coceira nas mãos, olhos lacrimejando, desmaio involuntário, urtiga de sapo-boi. A pressão sobe, o humor desce. Sem reação vejo o poeta tomando a minha querida e idolatrada cerveja no gargalo. E o pior ainda segue:

- Ahhhhhh – suspira ele, limpando a boca com a manga suja da camisa florida – eu tava precisando. Toma um gole aí chefe que a loira é sua!

- Não, muito obrigado perdi a sede.

Chego a cogitar a idéia de abandonar o bar e minha missão. Mas respiro fundo e decido continuar:

- Poeta me diga como surgiu o mundo?

- Ah meu rei, isso é simples. Mas preciso de um trocado para a inspiração – confessa com um sorriso tímido nos lábios.

- Já te dei minha cerveja – respondo irritado – vai me conta.

- Vai ser mesquinho é chefia? – retruca ele com um olhar ameaçador.

- Sim vou ser mesquinho – respondo com firmeza.

- Ok chefia então vai ser sem emoção.

Ele começou a rabiscar no guardanapo:

“A vida começa, a vida acaba.
O homem nasce, cresce e perece.
Até mesmo a mais bela onda quebra,
Quando encontra com a areia no agreste.

E assim começou a vida na Terra,
De um pequeno grão de açúcar,
Que se desprendeu do torrão divino,
E foi amaldiçoado pela eternidade a vagar.

O pequeno doce vagava pela escuridão
Até encontrar o mais improvável companheiro
No meio da penumbra sem fim
Encontrou um pé-de-cabra maneiro.

Os dois decidiram prosseguir juntos,
Para enfrentar os desafios unidos,
Juntaram toda a coragem que tinham,
E deram o primeiro passo rumo ao desconhecido.

Mas o azar recaiu sobre suas costas,
Se bem que nenhum dos dois carregava.
Não digo azar meu amigo, não me entenda mal.
Apenas costas, não tinham o grão de açúcar nem o pé-de-cabra”.


- E aí, por que parou de escrever? – perguntei ansioso.

- E aí que esse foi sem emoção – retrucou malicioso o poeta.

Putz. Estava tudo ali. O grão de açúcar, o pé-de-cabra e só faltava uma coisa. Mas o que era mesmo?

- Garçom, tem açúcar e um pé-de-cabra? – perguntei.

- Claro chefe, vai querer um copo com gelo e limão?

- Não só isso mesmo, obrigado.

Juntei tudo ali em cima da mesa mesmo. O poeta já estava jogando seu charme para um outro casal. Fiquei tentando imaginar o que seria o último elemento que fez com o mundo surgisse. Não consigo lembrar, que AZAR.

E a vida recomeçou.

7 comentários:

RêRusso disse...

Não gosto de azar!
Dá azar!

Anônimo disse...

vim pensando noq poderia escrever num dia como hj.
feito!
vc escreveu por mim... rs


gostei mto.

bj

masumi disse...

hahahahaha
eu dei risada viu, ooh q beleza ler no pós almoço. Eita, demorei 2 horas pra ler!

bjo Nivea

Vinícius disse...

Polinhas, nem me arrisco a deixar um comentário engraçado depois desse texto. Demais. Parabéns. Te amo. ops.

Unknown disse...

e muito bom saber como surgiu o mundo

frozen disse...

bom eu achei que foi ese texto eu ja sabia mais n eu

frozen disse...

e bom saber sobre mais o nosso mundo . falo pessoal